Goma Xantana FAQ's

abril 23, 2020

Goma Xantana FAQ's

O que é?

A Goma Xantana Fidu é um ingrediente natural produzido através da fermentação de amido de milho e proteína de feijão pelas bactérias Xanthomonas campestris. 

Nutricionalmente, a goma xantana é uma fibra solúvel. As fibras solúveis não são digeridas pelo organismo pelo que não fornecem nenhuma caloria e nenhum outro nutriente, podendo também ajudar na regulação do transito intestinal.

 

Para que serve?

É muito utilizada nas receitas sem glúten, pois em contacto com água forma um gel viscoso que substitui algumas das funções do glúten, melhorando a textura e a consistência das receitas.

Pode ser usada para reduzir o esfarelar das massas de pão e bolos sem glúten e sem ovos; para substituir a função da gordura em molhos e gelados, conferindo uma textura mais cremosa; para espessar cremes e recheios e evitar a separação de sólidos e líquidos.

 

Como se usa?

Não existe uma quantidade certa a usar, vai depender dos restantes ingredientes da receita, por isso é recomendado seguir sempre a indicação da receita. Caso não esteja a seguir nenhuma receita específica, pode usar como orientação a proporção de cerca de 5g de goma xantana para 500g da receita total.

Algumas misturas de farinha sem glúten comerciais podem conter já goma xantana na sua composição, pelo que é importante verificar se a farinha necessita ou não da adição de goma.

A forma ideal de utilização da goma é misturar primeiro com os ingredientes secos para que ela se misture de maneira mais uniforme.

 

A Goma Xantana Fidu é isenta de glúten, dos 14 principais alergénios e dos seus vestígios, não contém organismos geneticamente modificados (OGM) e é apta para dietas vegan.



PT-PT