Alergénio: SEMENTES DE SÉSAMO

January 16, 2020

Alergénio: SEMENTES DE SÉSAMO

O sésamo (Sesamum indicum L.) é uma planta originária da Africa tropical que é cultivada universalmente pelas suas sementes. Estas são usadas em diversos produtos alimentares, nomeadamente na cozinha oriental, mas o seu uso na Europa tem vindo a aumentar de forma significativa.


As sementes de sésamo contêm 50 a 60% de óleo e 19 a 25% de proteínas, estando identificadas sete proteínas alergénicas nas sementes de sésamo. (1)


A alergia ao sésamo tem vindo a aumentar globalmente nas últimas duas décadas, sendo normalmente persistente ao longo da vida. Os seus sintomas podem ser muito variáveis, desde reações ligeiras, como urticária, até às mais severas, como anafilaxia. (1, 2)
Após o diagnóstico de alergia ao sésamo, o tratamento passa pela eliminação do mesmo da alimentação.

A legislação europeia obriga a identificação destacada na rotulagem de alimentos das sementes de sésamo e produtos à base de sementes de sésamo (3). No entanto, noutros países fora da União Europeia nem sempre o sésamo é identificado como alergénio, pelo que é necessária atenção redobrada na leitura da rotulagem. Veja na tabela abaixo que alimentos podem conter sementes de sésamo.

Pessoas alérgicas às sementes de sésamo, podem reagir igualmente ao amendoim e frutos de casca rija. A esse fenómeno chama-se reação cruzada. Ocorre quando o organismo identifica erradamente uma proteína semelhante como sendo a proteína do alergénio ao qual está sensibilizado, provocando o mesmo tipo de reação alérgica. (1)

Alimentos que têm ou podem conter sésamo: (2, 4, 5)
Alimentos que podem conter Sementes de Sesamo _ Fidu | Alimentos Inclusivos

Como identificar sésamo na rotulagem:
Sésamo, sementes de sésamo, óleo de sésamo.

Ao contrário de outros óleos vegetais, o óleo de sésamo não é habitualmente refinado, pelo que contém elevado teor de proteínas alergénicas. O processamento térmico das sementes como cozer ou tostar aumentam também a sua capacidade alergénica. (1)

A Fidu não processa sementes de sésamo nem manipula alimentos que as contenham nas suas instalações, pelo que os seus produtos não contêm sementes de sésamo nem vestígios. Assim sendo, todos os produtos Fidu são seguros para quem tem alergia ou sensibilidade às sementes de sésamo.

Venha conhecer os nossos produtos!

---

Nota Importante: O conteúdo desde artigo é meramente informativo e não deve substituir as indicações médicas. Caso suspeite de que sofre deste tipo de alergia deverá procurar aconselhamento médico.

(1) NDA. (2016). Scientific Opinion on the evaluation of allergenic foods and food ingredients for labelling purposes. EFSA Journal, 12(11).
(2) Food Allergy Research & Education (FARE). Sesame allergy. Disponível em: https://www.foodallergy.org/
(3) Regulamento (UE) N.º 1169/2011 de 25 de outubro de 2011 do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia
(4) Food Allergy Canada. Sesame. Disponível em https://foodallergycanada.ca/
(5) Grupo de Interesse de Alergia a Alimentos da SPAIC, 2019. Alergia Alimentar: conceitos e conselhos e precauções, 2ª Edição. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica com apoio da Thermo Fisher Scientific e Laboratórios BIAL.



EN