Bolo Zebra de Espinafres

July 15, 2021

Bolo Zebra de Espinafres

Bolo Zebra de Espinafres: Um bolo colorido para um lanche divertido.
Os miúdos vão adorar ajudar e lamber as colheres.

Muito fácil de fazer com o nosso Preparado para Bolo Tradicional.
Pode também substituir os espinafres por outros legumes ou frutas coloridos e fazer bolinhos de varias cores.

INGREDIENTES:

PREPARAÇÃO:
  1. Lave bem os espinafres e coloque-os a numa panela com meio copo de água em lume médio.
  2. Quando os espinafres estiverem cozidos, retire do lume e escoe a água de cozedura para um copo medidor. Preencha o copo com água fria até aos 170ml.
  3. Volte a adicionar a água aos espinafres e pique bem com a varinha mágica ou o liquidificador até ficar em sumo. Deixe arrefecer.
  4. Pré-aqueça o forno a 170ºC.
  5. Prepare a massa clara deitando 250g da embalagem de Preparado para Bolo Tradicional Fidu numa taça. Junte 30ml de óleo vegetal e mexa até obter uma mistura com aspeto areado.
  6. Adicione 170ml de água. Misture com batedor de arames ou batedeira elétrica, até obter um creme homogéneo com bolhas de ar. Reserve.
  7. Prepare a massa com os espinafres, repetindo os passos 5 e 6, numa taça separada com os restantes 250g de Preparado para Bolo Tradicional Fidu.
  8. Numa forma previamente untadas ou forrada com papel, deite alternadamente as duas massas em camadas, sem as misturar.
  9. Leve ao forno cerca de 25 minutos (o tempo de cozedura pode variar com o tipo e tamanho da forma e com o tipo de forno utilizados). Verifique se estão cozidos com a ajuda de um palito.
  10. Retire do forno e desenforme após alguns minutos.

 

VER OS PRODUTOS DESTA RECEITA:

 

Preparado para Bolo Tradicional Fidu 500g


Uma curiosidade nutricional sobre a nossa receita:

Os espinafres são ricos em ferro, um nutriente essencial para a saúde, que participa em variadas funções no organismo, nomeadamente na formação de hemoglobina e de mioglobina. O défice de ferro pode dar origem a uma anemia ferropénica.

A biodisponibilidade do ferro é influenciada por vários componentes da dieta que podem aumentar ou diminuir a sua absorção. Por exemplo, a cozedura dos legumes ricos em ferro, aumenta a sua disponibilidade porque diminui o conteúdo em fitato que interfere na absorção de ferro, logo, o espinafre cozido terá maior quantidade de ferro disponível do que o espinafre cru(1).

---
NOTA IMPORTANTE: Nenhuma deficiência em ferro, quer em vegetarianos, quer em não vegetarianos, pode ser corrigida exclusivamente pela alimentação (1). Caso suspeite de que sofre de deficiência de ferro deverá procurar aconselhamento médico.

(1) Silva, S., Pinho, J., Borges, C., Santos, C., Santos, A., Graça, P. (2015). Linhas de Orientação Para Uma Alimentação Vegetariana Saudável. Lisboa: Programa Nacional Para a Promoção Da Alimentação Saudável, Direção Geral da Saúde.


EN