Ingredientes

Açucar amarelo

O açúcar amarelo é um produto tradicionalmente português muito usado na nossa doçaria, que tem um sabor característico e distinto dos restantes açúcares e adoçantes. O açúcar amarelo é apenas parcialmente refinado, sem que lhe seja retirado totalmente o melaço de cana, tendo por isso maior teor de minerais relativamente ao açúcar branco.

Amido de Milho

O amido de milho nativo é extraído do grão de milho através de moagem húmida e posterior secagem. O amido que utilizamos é proveniente de milho de origem convencional, pelo que não contém organismos geneticamente modificados (OGM).

Canela

A canela é obtida a partir da casca interna das árvores da família Lauraceae, depois de seca e moída. A canela que utilizamos é extraída da espécie Cinnamomum burmannii (C.G. Nees) Blume, também conhecida por canela da Indonésia.

Cacau

O cacau magro natural em pó é obtido a partir de grãos de cacau tostado, prensado e moído. O cacau que utilizamos contém apenas cacau, sem açúcares adicionados e sem outros ingredientes, sendo naturalmente isento de glúten, lactose e dos 14 principais alergénios.

Espessante

Espessantes são substâncias que aumentam a viscosidade de um alimento, melhorando a sua textura e a consistência. Entre os espessantes mais utilizados estão os polissacarídeos também denominados por gomas.

A goma xantana é uma fibra solúvel produzida através da fermentação de amido de milho e proteína de feijão pelas bactérias Xanthomonas campestris. É muito utilizada nas receitas sem glúten pois em contacto com água forma um gel viscoso que substitui algumas das funções do glúten.

Farinha de alfarroba

A farinha de alfarroba é obtida a partir da polpa de alfarroba torrada e moída. Tem uma cor castanha e sabor semelhante a cacau, sendo utilizada como substituto ou em complemento do cacau ou chocolate em diversas receitas. As vantagens da utilização da alfarroba são o seu reduzido teor de gordura, ausência de substâncias estimulantes e conteúdo em fibras.

Farinha de arroz

A farinha de arroz é uma obtida a partir da moenda de grãos de arroz branco. É uma farinha naturalmente isenta de glúten, conhecida pela sua fácil e rápida digestão, sendo por esse motivo recomendada para alimentos infantis, para idosos e pessoas com necessidades especiais de alimentação.

Farinha de milho

A farinha de milho é um produto obtido pela moenda de grãos de milho amarelo desgerminados. É uma farinha naturalmente sem glúten e isenta de organismos geneticamente modificados (OGM).

Levedantes

Levedantes, também conhecidos por fermentos químicos são substâncias que originam o crescimento dos produtos de pastelaria e panificação. Durante a cozedura, são libertadas bolhas de ar, maioritariamente compostas por dióxido de carbono, que fazem aumentar o volume da massa, tornando os produtos mais leves e fofos.

O bicarbonato de sódio é um sal cristalino de origem mineral que tem diversas utilizações na culinária e uso doméstico, podendo ser utilizado como agente de crescimento em massas de pão, bolos e biscoitos.

O tartarato monopotássico, mais conhecido por cremor tártaro, é um ingrediente natural que resulta do processo de fermentação das uvas, sendo purificado para se obter um fino pó branco que pode ter diversas aplicações culinárias, entre elas dar volume e estabilidade a merengues, cremes e bolos.

PT-PT