Se é “Naturalmente Isento de Glúten” é seguro?

dezembro 05, 2019

Se é “Naturalmente Isento de Glúten” é seguro?

Se é “Naturalmente Isento de Glúten” é seguro?

Em alguns rótulos por vezes encontramos destacada a frase “Naturalmente isento de glúten”, no entanto isto não significa que o alimento seja seguro para celíacos, apenas que foi confecionado a partir de ingredientes sem glúten, mas não exclui a possibilidade de contaminação cruzada em alguma fase do processo.

É importante ler sempre bem toda a informação presente na embalagem e na dúvida contactar a marca ou fabricante.

Legalmente, apenas são autorizadas as seguintes menções relativamente ao teor de glúten:
- «Isento de glúten» significa que o alimento contém menos que 20mg/kg de glúten. Associado a estes alimentos pode também surgir a menção «adequado a pessoas com intolerância ao glúten» ou «adequado a pessoas com doença celíaca».
- «Teor muito baixo de glúten» significa que o alimento é proveniente de um cereal que contém glúten, não atinge os 100 mg/kg de glúten, podendo ser tolerado por pessoas menos sensíveis.

Junto com estas menções legais, são também autorizadas as frases «especialmente formulado para pessoas com intolerância ao glúten» ou «especialmente formulado para pessoas com doença celíaca», se o alimento em causa for especialmente produzido, preparado e/ou transformado para reduzir o teor de glúten de um ou mais ingredientes que contêm glúten ou substituir os ingredientes que contêm glúten por outros ingredientes naturalmente isentos de glúten.

Os produtos Fidu são especialmente formulados para serem aptos para pessoas intolerantes ao glúten uma vez que substituímos as farinhas tradicionais com glúten por outras farinhas naturalmente isentas de glúten.
Selecionamos criteriosamente as nossas matérias primas e fornecedores e, na nossa fábrica, não processamos nem manipulamos quaisquer alimentos que contenham glúten nem os 14 principais alergénios. Desta forma, conseguimos garantir a isenção de contaminação cruzada em todas as fases do processo. Por isso, os nossos produtos são isentos de glúten, com valores inferiores ao limite legal e aptos para celíacos.

Já experimentou os nossos preparados para bolos e cupcakes?

_______
Informação baseada no Regulamento de Execução (UE) N.º 828/2014 da Comissão de 30 de Julho de 2014.