Bolo Red Velvet de Cacau e Beterraba

fevereiro 07, 2020

Bolo Red Velvet de Cacau e Beterraba

O Dia dos Namorados está a aproximar-se e a Fidu sugere um saudável Bolo Red Velvet, apto para Celíacos e para as principais alergias e intolerâncias alimentares.

Porquê saudável? Porque para além de usar o nosso preparado para bolo de Cacau, sem OGM´s nem aditivos artificiais, juntámos beterraba.

A beterraba é um alimento cada vez mais popular como parte de uma alimentação saudável devido aos seus efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e de proteção cardiovascular, demonstrados por vários estudos científicos. Além disso, alguns estudos indicam também que a beterraba pode melhorar o desempenho atlético em desportistas. (1)

Ao juntarmos o cacau com a beterraba ficamos com um sabor natural e uma cor de chocolate avermelhado inconfundível, que fica mais leve e fresco com o recheio de chantilly de coco e frutos silvestres.

 ATENÇÃO: Se quiser fazer um bolo apenas para duas pessoas semelhante às nossas fotografias sugerimos que utilize metade das porções dos ingredientes da receita que abaixo indicamos.

INGREDIENTES:
- 1 embalagem de Preparado para Bolo Cacau Fidu 500g
- 2 beterrabas
- 60ml de óleo vegetal
- 340ml de água
- Creme de Coco para bater (tipo natas) 250ml
- Amoras
- Mirtilos

PREPARAÇÃO:
1. Descasque e lave bem as beterrabas, corte em pequenos cubos e meta na liquidificadora juntamente com os 340ml de água. Misture bem até ficar em sumo.
2. Pré-aqueça o forno a 170oC.
3. Deite o conteúdo da embalagem numa taça e junte 60ml de óleo vegetal. Mexa até obter uma mistura com aspeto areado.
4. Adicione o sumo de beterraba. Misture com batedor de arames ou batedeira elétrica, até obter um creme homogéneo com bolhas de ar.
5. Verta a massa dividindo-a por 2 formas previamente untadas. (se não tiver 2 formas aconselhamos a cozer metade da massa de cada vez)
6. Leve ao forno cerca de 30 minutos (o tempo de cozedura pode variar com o tipo e tamanho da forma e com o tipo de forno utilizados). Verifique se estão cozidos com a ajuda de um palito.
7. Enquanto espera pelo bolo a cozer, aproveite para bater as natas de coco até ficarem em chantilly. As natas devem estar frescas para um melhor resultado.
8. Retire o bolo do forno e desenforme após alguns minutos.
9. Apare os topos do bolo com uma faca de modo a ficar plano.
10. Espalhe o chantilly no topo do bolo e junte a gosto as amoras e mirtilos.
11.Barre a lado inferior do bolo com chantilly e coloque em cima do outro bolo.
12. Decore a gosto o topo do bolo com chantilly de coco e frutos silvestres.

 

 

Aproveite esta receita e torne o seu dia dos namorados mais doce e inclusivo!

 

 Bolo Red Velvet de Cacau e Beterraba - Fidu | Alimentos Inclusivos

---

(1) Clifford, T., Howatson, G., West, D. J., & Stevenson, E. J. (2015). The potential benefits of red beetroot supplementation in health and disease. Nutrients, 7(4), 2801–2822.