Intolerância Alimentar VS Alergia Alimentar

Intolerância Alimentar VS Alergia Alimentar

Frequentemente os termos “alergia” e “intolerância” são confundidas ou utilizadas como sinónimos, mas importa perceber que são duas condições distintas.

 O QUE AS DESTINGUE?

  • A reação do organismo:
Na alergia alimentar, o alimento é visto como uma ameaça pelo organismo e as defesas são ativadas para lutar contra ele. Não é necessária a ingestão do alimento para ocorrer reação, o simples contacto ou inalação podem ser suficientes.
Na intolerância alimentar, o organismo tem dificuldade em digerir e/ou absorver o alimento e não há envolvimento das defesas. Para que a reação ocorra, o alimento tem de ser ingerido.

  • A severidade da reação:
Na alergia, as reações podem envolver diferentes partes do corpo (estômago, intestino, pele, sistema respiratório) ou envolver todo o corpo. Em casos graves, pode ocorrer anafilaxia, o que pode ser fatal.
Na intolerância, as reações envolvem principalmente estômago e intestinos, mas podem também manifestar-se noutras partes do corpo. Pode causar muito desconforto, mas as reações nunca são fatais.
.
  • O componente do alimento responsável:
As alergias são em geral provocadas por proteínas;
As intolerâncias podem ser provocadas por qualquer componente do alimento.

  • O diagnóstico:
Em caso de suspeita de alergia são feitos testes na pele e análises ao sangue.
O diagnóstico da intolerância é mais demorado e mais difícil, através da história clínica e alimentar e testes de exclusão e reintrodução do alimento suspeito na alimentação.

O QUE PODE LEVAR À CONFUSÃO ENTRE ELAS?
O mesmo alimento pode desencadear os dois tipos de reações, por exemplo o leite: a proteína do leite de vaca pode provocar alergia; e a lactose (açúcar do leite) pode provocar intolerância por defeito da enzima lactase.
Por vezes, podem manifestar-se de formas semelhantes, principalmente quando as reações são mais ligeiras.

O QUE TÊM EM COMUM?
São ambas reações de hipersensibilidade a alimentos, cujo único tratamento eficaz é eliminar o alimento responsável da alimentação.

Os produtos Fidu são isentos das principais substâncias que provocam alergias e intolerâncias e dos seus vestígios, sendo seguros para ambas.

Baseado em informação da WAO, EAAIC, SPAIC e FARE.
×