MITO: Uma Alergia Alimentar surge sempre na infância e é para toda a vida

novembro 25, 2019

MITO: Uma Alergia Alimentar surge sempre na infância e é para toda a vida

Facto 1: Uma alergia alimentar pode surgir em qualquer idade, mesmo a alimentos que a pessoa já comeu várias vezes com segurança. (1)
Embora se associe frequentemente a alergia alimentar à infância, um estudo recente indica que cerca de metade das alergias alimentares em adultos surgiram apenas na idade adulta (2).
Um exemplo disso, foi um caso recentemente divulgado nas redes sociais pela cantora Ariana Grande que, aos 25 anos desenvolveu alergia ao tomate, tendo comido tomate sem problemas toda a vida.

Facto 2: A persistência da alergia alimentar é variável e depende do alergénio alimentar específico (3). As crianças, em especial, podem superar uma alergia alimentar ao longo do tempo. Isso é comum em alergias ao leite, ovo, soja e trigo. As alergias que são mais difíceis de superar incluem amendoim, frutos de casca rija, peixe, marisco e sésamo (1,4).

Ninguém sabe porquê que algumas alergias alimentares tendem a persistir mais do que outras, mas os especialistas sabem que os alergénios no ovo e no leite de vaca se tornam menos alergénicos quando cozinhados, enquanto o mesmo não acontece para os alergénios nos frutos de casca rija, peixes e mariscos. No caso do amendoim, por exemplo, a torrefação parece aumentar a potência dos seus alergénios. Ainda não se sabe se isso tem algo a ver com a probabilidade de a alergia ser superada (4).

Na Fidu temos produtos alternativos, isentos dos 14 principais alergénios, simples e fáceis de preparar, para facilitar a vida de quem vive com alergias alimentares em qualquer idade.
Experimente os nossos produtos e delicie-se!

___________

(1) FARE (Food Allergy Research & Education). Food Allergy Myths and Misconceptions. Em: https://www.foodallergy.org/
(2) Gupta, R. S., Warren, C. M., Smith, B. M, et al. (2019). Prevalence and Severity of Food Allergies Among US Adults. JAMA Network Open, 2(1), e185630.
(3) Wang, J. (2010). Management of the Patient with Multiple Food Allergies. Current Allergy and Asthma Reports, 10(4), 271–277.
(4) Tang, M., & Allen, K. (2017). Managing Kids’ Food Allergies for dummies (Allergy & Anaphylaxis Australia). John Wiley & Sons Australia, Ltd.


PT-PT