Qual é a diferença de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e Intolerância à Lactose?

novembro 08, 2019

Qual é a diferença de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e Intolerância à Lactose?

Porque é importante saber que Intolerância à Lactose e Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) são diferentes?
A Alergia à Proteína do Leite de Vaca ou APLV é mais comum em crianças e envolve mecanismos imunológicos, as defesas do organismo, que reagem à proteína do leite como se tratasse de um agressor. 


Sintomas de Alergia à Proteína do Leite:
Pode apresentar-se de formas ligeiras a muito graves, com início muito rápido ou mais tardio. Os sintomas podem ser variados: gastrointestinais, tal como sangue e muco nas fezes, vómitos, diarreia; cutâneos, como urticária, eczema, dermatite atópica; respiratórios; perda de peso e, na sua forma mais grave, anafilaxia.


APLV pode consumir produtos sem lactose?
Não se contiver leite ou derivados! O facto de ser isento de lactose não torna um alimento automaticamente seguro para APLV. O leite e os seus derivados sem lactose têm uma composição proteica idêntica à dos produtos com lactose, sendo por isso igualmente alergénicos. Em casos de alergia, nada que tenha proteína do leite de vaca pode ser ingerido, mesmo a presença de vestígios pode desencadear reações graves num alérgico. (1,2)
A Intolerância à Lactose é mais comum em adultos e ocorre quando há falta de enzima (lactase) necessária à digestão de lactose (o açúcar do leite).


Sintoma de Intolerância à Lactose:
A intolerância à lactose pode originar sintomas digestivos como sensação de má digestão, barriga inchada, vómitos, cólicas abdominais e diarreia, quando se ingere leite e derivados, e outros alimentos ou medicamentos contendo lactose. Alguns casos podem até ser assintomáticos. Trata-se de um problema de digestão e não de uma alergia.(1,3)


Intolerância à lactose pode beber leite?
Habitualmente sim! As pessoas com intolerância à lactose, toleram laticínios desde que não contenham lactose ou contenham pequenas quantidades de lactose.


Então e a Alergia a Lactose?
Alergia a lactose não existe! Trata-se apenas de uma confusão frequente entre duas condições clínicas distintas.(2)
É importante saber que Alergia ao Leite (APLV) e Intolerância a Lactose são diferentes porque as restrições na dieta são diferentes e a sua gravidade é também diferente. Importa não as confundir porque em caso de ingestão acidental de alimentos com leite a intolerância pode causar muito desconforto, mas a alergia pode ser fatal.

Os produtos da Fidu não contêm leite nem nenhum dos seus componentes, incluindo a lactose, por isso são seguros tanto para APLV como para Intolerância a Lactose. Fazemos um controlo rigoroso da nossa matéria prima e na nossa fábrica não manipulamos quaisquer alimentos que contenham leite ou derivados, dessa forma conseguimos garantir a ausência de contaminação cruzada e vestígios.

Venha conhecer os nossos produtos aptos para alérgicos e intolerantes!


_______
(1) Grupo de Interesse de Alergia a Alimentos da SPAIC. (2017). Alergia Alimentar: conceitos, conselhos e precauções. (C. Costa, S. Prates, & I. Carrapatoso, Eds.) (1a Edição). Thermo Fisher.
(2) Veras, M., & Mendes, F. A. A. (2018). Mitos e Perguntas Frequentes sobre a APLV (E-book). Portal Alergia a Leite em https://alergiaaleite.com.br/
(3) (3) Turnbull, J. L., Adams, H. N., & Gorard, D. A. (2015). Review article: The diagnosis and management of food allergy and food intolerances. Alimentary Pharmacology and Therapeutics, 41, 3–25.