O que é o Glúten?

junho 19, 2020

O que é o Glúten?

O que é o glúten?

O glúten é a fração protéica presente do trigo que inclui dois tipos de proteínas: prolaminas e gluteninas. Estas proteínas conferem as propriedades de elasticidade e viscosidade características da farinha de trigo. (1)


Onde se encontra?

Estas proteínas, encontram-se para além do trigo, no centeio, cevada, espelta, trigo Khorasan ou kamut, e estirpes derivadas destes cereais, e desencadeiam uma reação imune em celíacos. A aveia contém baixas quantidades de avenina que é uma proteína do tipo prolamina, à qual alguns celíacos são sensíveis, devendo a sua tolerância ser avaliada pela pelo médico ou nutricionista que acompanha o doente. No entanto, a aveia é comumente contaminada com outros cereais que contêm glúten durante os processos de cultivo e colheita, pelo que deve-se ter em atenção na escolha de aveia isenta de glúten, se tolerada. (2)

Estes cereais podem ser usados nos mais variados produtos alimentares pelo que é importante a leitura dos rótulos para quem os tem de evitar.


Dieta sem glúten

Para além da doença celíaca, outros distúrbios relacionados com o glúten são cada vez mais frequentes. As patologias têm características específicas e meios de diagnóstico que permitem sua diferenciação, pelo que em caso de suspeita de sintomas relacionados com a ingestão de glúten, deve ser consultado um médico antes de iniciar qualquer tipo de dieta ou tratamento. Eliminar por completo o glúten da alimentação antes do diagnóstico médico pode dificultar o diagnóstico e levar a falsos negativos, pelo que não é recomendável.

Apesar das suas diferenças, o tratamento comum dessas patologias, após diagnóstico, consiste na exclusão de alimentos que contêm glúten da dieta. Essa dieta deve ser rigorosa no caso de doença celíaca e alergia ao trigo, devido às graves consequências que podem causar.

Em pacientes com sensibilidade não celíaca ao glúten, também é recomendada a restrição alimentar de glúten para obter alívio sintomático, devendo o nível de tolerância de cada doente a quantidades vestigiais de glúten ser avaliado pelo profissional de saúde que o acompanha. (1)

Os produtos da Fidu não contêm trigo nem cereais com glúten. Também não manipulamos nas nossas instalações nenhum ingrediente que possa estar contaminado com estes cereais. Dessa forma, garantimos que não há contaminações cruzadas por vestígios e que os nossos produtos são seguros até para os mais sensíveis.



(1) Vaquero, Luis, Alvarez-Cuenllas, Begoña, Rodríguez-Martín, Laura, Aparicio, Marta, Jorquera, Francisco, Olcoz, José Luis, & Vivas, Santiago, 2015. Revisión de las patologías relacionadas con la ingesta de gluten. Nutrición Hospitalaria, 31(6), 2359-2371.

(2) NDA, 2016. Scientific Opinion on the evaluation of allergenic foods and food ingredients for labelling purposes. EFSA Journal, 12(11).



PT-PT