Bolo Pudim de Cacau

Bolo Pudim de Cacau

 

Hoje é Dia Mundial do Chocolate e as redes sociais estão cheias de receitas apetitosas com chocolate…, mas se tem uma alergia ou intolerância alimentar só pode “comer com os olhos” ou tentar adaptar as receitas… que chatice não é?

Pois, era uma chatice! Mas já não tem de ser, porque nós na Fidu pensámos em si e criámos uma receita inclusiva, sem glúten, sem leite, sem ovos, nem nenhum dos 14 principais alergénios e vegan, e muito fácil de fazer.

Como o tema hoje é chocolate, decidimos fazer uma receita com os nossos produtos de Cacau com um toque mais fresquinho para estes dias de calor intenso. Um bolo de duas camadas: metade bolo, metade pudim… e é irresistível!

 

BOLO DE CACAU FIDU

INGREDIENTES:

 

PREPARAÇÃO:

  1. Pré-aqueça o forno a 170ºC.
  2. Deite o conteúdo da embalagem uma taça, junte 60ml de óleo vegetal. Mexa até obter uma mistura com aspeto areado.
  3. Junte 340 ml de água. Misture com batedor de arames ou batedeira elétrica, até obter um creme homogéneo com bolhas de ar.
  4. Verta a massa numa forma redonda de 20-24 cm de diâmetro, previamente untada ou forrada com papel vegetal.
  5. Leve ao forno cerca de 35 minutos (o tempo de cozedura pode variar com o tipo e tamanho da forma e com o tipo de forno utilizados). Verifique se o bolo está cozido com a ajuda de um palito.
  6. Retire do forno e desenforme após alguns minutos.

 

PUDIM DE CACAU sem ovos, sem leite (vegan)

INGREDIENTES:

  • 750ml de leite de coco ou bebida vegetal (ver nota)
  • 1 vagem de baunilha ou 2c. café de baunilha em pó
  • 100g de açúcar amarelo ou de coco
  • 75g de Amido de Milho Fidu
  • 80g de Cacau em Pó Fidu
  • 10g de margarina vegetal

 

PREPARAÇÃO:

  1. Ferva 600ml de leite de coco/bebida vegetal com a baunilha. Retire do lume. (Caso utilize a vagem de baunilha deixe infundir 30 minutos a 1 hora. Após esse tempo remova a vagem de baunilha.)
  2. Numa taça misture o açúcar, o amido de milho e o cacau, adicione os restantes 150ml de leite de coco/bebida vegetal frio e bata bem.
  3. Leve o leite de coco/bebida vegetal de volta à fervura.
  4. Adicione um terço do leite de coco/bebida vegetal fervente à mistura de açúcar e amido enquanto mexe rapidamente. Em seguida, adicione o restante do leite fervente e bata novamente.
  5. Coloque tudo de volta na panela e cozinhe em lume médio, mexendo continuamente até o creme borbulhar e engrossar, deixe ferver por cerca de 30 segundos enquanto continua a mexer constantemente.
  6. Retire do lume, adicione imediatamente a margarina e bata por um longo tempo até que o creme fique liso e homogéneo. Deixe arrefecer.
  7. Volte a meter o bolo na forma e verta o Pudim.
  8. Deixe arrefecer e depois coloque no frigorífico para ficar bem fresquinho.
  9. Pode ainda decorar a gosto com amoras outros frutos da sua preferência.

Nota: A bebida vegetal a utilizar deverá estar de acordo com as restrições alimentares de quem vai consumir. Deverá ter sempre em atenção a possível contaminação por vestígios de alergénios, através da leitura atenta dos rótulos e/ou contacto com o fabricante.

Se possível, opte por uma bebida sem aditivos como espessantes e outros E ´s, porque estes podem interferir na consistência final do creme.

×