Dia Internacional do Celíaco - Fidu

Maio é um mês de consciencialização – Doença Celíaca

Maio é o mês dedicado à consciencialização para tanto para a Alergia Alimentar como para a Doença Celíaca. Embora sejam doenças distintas, são por vezes confundidas, mas têm em comum muitas das dificuldades, e a mesma necessidade e tratamento: a evicção alimentar do alimento que as causa.

Sendo o dia 16 de maio, o Dia Internacional do Celíaco, e por ser uma temática de extrema importância para a sensibilização da sociedade, associámo-nos à Associação Portuguesa de Celíacos (APC), para ajudar a divulgar informação para facilitar a compreensão desta condição de saúde que não é, nem deve ser vista como, uma moda!

 

A doença celíaca (DC) não é uma moda, nem uma alergia!

É uma doença CRÓNICA e AUTOIMUNE, que surge na sequência da ingestão de glúten em indivíduos geneticamente suscetíveis e que se caracteriza por atrofia das vilosidades do intestino delgado, dificultando a absorção dos nutrientes dos alimentos ingeridos.

Por sua vez, o glúten é uma proteína que está presente nos cereais: trigo, centeio e cevada.

O único tratamento conhecido e eficaz para a doença consiste numa Dieta Isenta de Glúten RIGOROSA, para toda a vida, a qual requer a eliminação destes cereais. Só assim permite que o intestino regenere por completo das lesões e o organismo recupere, traduzindo-se na diminuição dos sintomas e na melhoria do estado nutricional do celíaco de forma geral.

Veja aqui quais os alimentos que têm ou podem conter glúten e como identificar o glúten na rotulagem.

 

É uma doença rara?

Não, de acordo com o único estudo realizado em Portugal a prevalência é de cerca de 1% da população portuguesa (100 000 portugueses). No entanto, ainda se revela uma doença sub-diagnosticada, estimando-se que na Europa existam 2 a 5 milhões de indivíduos não diagnosticados.

 

Que sintomas pode apresentar?

Pode caracterizar-se por uma grande variedade de sintomas, podendo atingir o organismo com maior ou menor severidade, ou até mesmo permanecer assintomática. Os sintomas clássicos (mais comuns em crianças) são, por exemplo, a distensão abdominal, dor abdominal, diarreia, obstipação crónica, atraso no crescimento ou irritabilidade; e os sintomas atípicos (geralmente em adultos) poderão ser infertilidade, abortamentos de repetição, anemia por deficiência de ferro, osteopenia precoce, cefaleia, depressão, entre outros.

 

A dieta isenta de glúten tem de ser mesmo rigorosa?

SIM! A mais ínfima quantidade de glúten que seja ingerida pode ser prejudicial, sendo que a adesão à dieta resulta na remissão de sintomas e lesões intestinais, que podem ressurgir com o não cumprimento da dieta ou por contaminações involuntárias.

 

O que é a contaminação cruzada?

Entende-se contaminação cruzada como a quantidade de glúten presente num alimento sem ser parte constituinte do mesmo, mas adquirido. Por exemplo, durante o processo de confeção de uma massa sem glúten usar a mesma colher para mexer, que foi previamente usada para mexer a água da massa com glúten, ou usar a mesma faca que cortou o pão com e sem glúten. Ou até na partilha de uma torradeira usada para alimentos com glúten.

Para que um produto ou refeição possa ser considerada totalmente isenta de glúten, não basta que a mesma seja confecionada com ingredientes isentos de glúten, é preciso que tanto durante o armazenamento, como na confeção e no serviço, sejam observados rigorosos procedimentos que evitem qualquer possibilidade de contaminação. Esta contaminação cruzada, no caso de doença celíaca, pode levar a sinais e sintomas e eventualmente a complicações graves a longo prazo.

 

Torna-se, assim, imprescindível a implementação de uma dieta isenta de glúten RIGOROSA E PARA TODA A VIDA!

Em Portugal, os doentes celíacos podem encontrar apoio e mais informação junto da  Associação Portuguesa de Celíacos – APC. Esta é uma associação sem fins lucrativos (IPSS), criada por médicos, enfermeiros e pais de celíacos em 1992, com o objetivo de defender os interesses e direitos dos doentes celíacos, que se dedica à prestação de serviços e apoio à doença celíaca através de programas de informação, consciencialização, educação e apoio.  

 

Na Fidu, os celíacos e as suas famílias podem encontrar várias gamas de produtos alimentares, sendo todos eles isentos de glúten e sem contaminações cruzadas, para tornar o seu dia-a-dia mais fácil e as suas celebrações mais doces. Conheça todos os nossos produtos aqui.

 

Fonte bibliográfica: Associação Portuguesa de Celíacos, 2023

×