Vegetariano e plant-based - Fidu

Tipos de dietas vegetarianas e plant-based

Provavelmente já ouviu o termo vegan ou vegetariano, ou até conhece alguém que siga alguma destas dietas em seu dia a dia, mas afinal qual é a grande diferença?

A adesão de dietas vegetarianas e veganas tem crescido nos últimos tempos, mesmo ainda representando um número pequeno, os vegetarianos e veganos já representam 6.4% e 4% respetivamente da população global. Mas também podemos observar que 42% da população global possui alguma restrição em alimentos de origem animal (1).

 

Mas afinal, qual é a diferença entre estas dietas alimentares?

Por mais que não exista uma definição concreta sobre ambos os termos, podemos defini-los de modo geral como uma alimentação baseada no consumo de alimentos de origem vegetal e que evitam o consumo de carnes, peixes, ou derivados de origem animal.

A dieta vegana procura excluir a utilização de produtos que possuam qualquer tipo de exploração animal, suprimindo o consumo de derivados de forma total ou parcial de animais. Procurando assim, alternativas que beneficiem tanto os seres humanos, como o planeta e o meio ambiente. (2)

Enquanto os vegetarianos seguem a mesma ideologia, mas consomem produtos que na sua produção podem ter os seguintes ingredientes, derivados, adições ou utilizações, sendo estes (2):

  1. Leite
  2. Ovos
  3. Colostro
  4. Cera de abelhas
  5. Própolis
  6. Suarda, incluindo lanolina derivada de ovinos

 

Resumindo então, os veganos possuem uma dieta mais restritiva que os vegetarianos, não consumindo nada que possua a exploração ou composto animal em seus ingredientes. Enquanto a dieta vegetariana por ser menos estrita, pode ser subdivida em mais classificações de acordo com os ingredientes de origem animal que ainda são consumidos (3).

 

Com isso, existem 6 tipos de dietas “plant based” que variam das menos às mais restritivas: (4)

  1. Flexitarianos: esta dieta pode incorporar frango e peixe ocasionalmente em suas refeições
  2. Pescetarianos: estes consomem peixes, ovos e laticínios
  3. Ovolactovegetariana: consome ovos e lacticínios, eliminando qualquer outro produto de origem animal
  4. Ovo Vegetarianos: apenas consome o ovo
  5. Lactovegetariana: consomem produtos lácteos
  6. Vegetariana estrita/vegana: além de não consumirem nenhum alimento de origem animal, esta dieta estende-se a uma filosofia de vida em que buscam não consumir nada que envolva a exploração animal

 

Por outro lado, deve-se saber que nem todas as dietas são restritas a estas definições, muitas dietas apenas levam como base uma alimentação sustentável, que tem como dilema uma dieta nutricionalmente adequada, saudável e segura que otimiza os recursos naturais e humanos. Com um baixo impacto ambiental presente e futuro, respeitando a biodiversidade e os ecossistemas. (5)

 

Mas cuidado! Se segue uma dieta vegana ou vegetariana devido a uma alergia alimentar, é importante saber que nem todos os alimentos que são vegans são adequados para alérgicos.

 

Na Fidu todos os nossos produtos são aptos para todas as dietas veganas e vegetarianas, eliminando qualquer ingrediente ou vestígio de origem animal. Uma vez que possuímos produtos isentos dos 14 principais alergénios, possuindo como compromisso uma produção segura e sem qualquer exploração animal, fornecendo produtos deliciosos e cruelty-free.

 

Pode deliciar-se com os nossos produtos sem ovos, sem leite, fáceis e rápidos de preparar aqui.

-----------------

Fontes:

×