Mito - Vegan é seguro para alérgicos?

Mito - Vegan é seguro para alérgicos?

À primeira vista, um produto rotulado como “vegan”, pode parecer uma alternativa segura para quem tem alergia a leite, ovo, ou até mesmo a peixe, crustáceos ou moluscos. No entanto, os produtos adequados para veganos podem não ser adequados para pessoas com alergias.

São restrições alimentares com origem e motivação diferentes. Quem segue uma dieta vegan opta por não consumir produtos que usam intencionalmente ingredientes de origem animal (por exemplo, carne, peixe, crustáceos, moluscos, leite, ovos e mel), por razões, como éticas, ambientais e/ou nutricionais, enquanto que quem tem alergia alimentar necessita de produtos isentos dos alergénios que os afetam devido a uma questão de saúde que pode colocar a sua vida em risco (1,2).

Não existe uma definição legal do que pode ser rotulado como “vegan”, mas as entidades certificadoras de produtos vegan assumem que, a presença (potencial) de vestígios inadvertidos de substâncias não veganas ou não vegetarianas não deve ser um obstáculo para rotular um produto como vegano ou vegetariano, desde que essa contaminação ocorra apesar de um processo de produção cuidadoso que esteja em conformidade com as boas práticas (3). Mesmo produtos com selo de certificação “Vegan”, podem apresentar um aviso na rotulagem de “pode conter ” alergénios de origem animal (1).

Portanto, é importante que os consumidores alérgicos não assumam automaticamente que os produtos rotulados como “vegan” são adequados para eles, devido à possibilidade de contaminação cruzada com alergénios de origem animal (2).

Tal como em todos os restantes produtos é aconselhada em caso de alergia alimentar uma leitura atenta dos rótulos para confirmar a segurança do alimento.

Além disso, como não é obrigatório rotular a presença não intencional de vestígios de alergénios, na ausência de informação sobre alergénios na rotulagem, é recomendável contactar diretamente a marca ou fabricante para confirmar se o produto é efetivamente seguro, principalmente se quem o vai ingerir for sensível à presença de vestígios.

Todos produtos Fidu são isentos de ingredientes de origem animal e dos seus vestígios, entre os quais leite, ovo, peixe, crustáceos e moluscos, os quais pertencem à lista dos 14 principais alergénios que também excluímos.
Fazemos uma seleção e controlo rigorosos de fornecedores e matéria-prima e não manipulamos nas nossas instalações qualquer ingrediente de origem animal, para que os nossos produtos sejam seguros para alérgicos e também de confiança para quem segue uma dieta vegan.

Conheça os nossos produtos aqui.

-----
(1) The Vegan Society (s/d). Allergen labelling. Disponível em: https://www.vegansociety.com/
(2) Food and Drink Federation (2020). FDF Guidance on ‘Allergen’-Free & Vegan Claims. Disponível em: https://www.fdf.org.uk/
(3) European Vegetarian Union (2018). EVU Position Paper: Definitions of “vegan” and “vegetarian” in accordance with the EU Food Information Regulation. Disponível em: https://www.euroveg.eu/
×