Passar o Natal fora de casa com Alergia Alimentar

dezembro 19, 2019

Fidu_Passar o Natal fora de casa com alergia alimentar

O Natal é um momento maravilhoso de família e diversão, com muitas tradições que giram em torno da comida. Para quem vive com alergia alimentar esta época pode ser sinónimo de stress para conseguir uma experiência segura nas reuniões familiares.

Seja este o seu primeiro Natal com alergia e restrição alimentar, ou tenha já vários anos de experiência, é bom lembrar que, com um pouco de planeamento e cuidado é possível desfrutar das festividades natalícias em segurança.

Por isso, queremos partilhar uma lista de dicas para passar o Natal fora de casa com alergia alimentar:

1. Converse antecipadamente com o anfitrião, pergunte o que vai ser servido e dê sugestões de pratos e alternativas seguras. Se preferir, ofereça-se para preparar e levar uma alternativa segura.

2. Verifique todos os rótulos com atenção. Se não tiver certeza se algo é seguro, peça ajuda. Pode saber mais sobre como identificar alergénios na rotulagem no nosso artigo.

3. Converse com os seus familiares e amigos e esclareça-os das suas necessidades e restrições. É importante partilhar informação e consciencializar sobre alergias e intolerâncias alimentares, para que todos possam contribuir para a sua segurança.

4. No caso de crianças com alergia alimentar, não se esqueça de as lembrar sobre os cuidados a ter.

Lembre a criança com alergia que nunca deve comer nada que não tenha sido aprovado primeiro pelos pais.

Lembre todas as crianças e adultos que, caso comam algum alimento com o(s) alergénio(s) em questão, deverão lavar as mãos e a boca depois de comer e antes de brincar ou tocar na criança com alergia.

5. Partilhe com a sua família e amigos alternativas seguras e mostre-lhes como estas podem ser tão saborosas como as convencionais.


Que tal partilhar um bolinho inclusivo, sem os 14 principais alergénios, sem glúten, sem lactose, vegan? Com os preparados para bolos da Fidu é muito fácil de preparar, basta juntar água e óleo, misturar e colocar no forno. Pode ainda decorar a seu gosto, se preferir. São tão saborosos que todos vão querer comer! Com a Fidu o Natal pode ser MAIS SEGURO e SEM PREOCUPAÇÕES.



PT-PT