Como receber alguém com Alergia Alimentar em sua casa neste Natal

dezembro 20, 2019

Como receber alguém com Alergia Alimentar em sua casa neste Natal

Se este Natal vai receber alguém com alergia alimentar em sua casa, saiba como tornar esta época mais segura e agradável para que todos possam aproveitar. O esforço extra e o cuidado que lhe dedica são os melhores presentes que poderá oferecer.

Para isso, partilhamos uma lista de dicas para um Natal mais inclusivo para as alergias alimentares, para que todos possam festejar em família com segurança!

Pergunte e planeie alternativas:
1. Converse com os seus convidados com antecedência, e pergunte se há alguma restrição alimentar.
2. Planeie o menu. Pense no que quer cozinhar e confirme se algum dos ingredientes contém os alergénios proibidos para os seus convidados.
Tente preparar alternativas seguras para todos, peça ajuda para encontrar alternativas a quem já está mais familiarizado com essas restrições. Esse esforço extra irá reduzir o risco e o stress de quem vive com restrições alimentares, permitindo que todos aproveitem melhor as festividades.
3. Se o seu convidado com alergias for uma criança, não lhe ofereça nenhum alimento sem confirmar primeiro com os pais se é seguro.

Tenha atenção à rotulagem:
4. Verifique atentamente todos os rótulos. Se não tiver certeza se um alimento é seguro, peça ajuda ao seu convidado que estará mais habituado a fazê-lo. Na dúvida, nunca assuma que é seguro. Pode saber mais sobre como identificar alergénios na rotulagem no nosso artigo.
5. Guarde todos os rótulos e embalagens originais de qualquer produto usado. Mantenha-os por perto para que o seu convidado com alergias possa ver os rótulos e confirmar que os alimentos são seguros antes de os comer.

Evite a contaminação cruzada:
6. Ao preparar e cozinhar os alimentos, é recomendável cozinhar primeiro os alimentos sem alergénios, mantendo-os separados de potenciais contaminantes.
7. Prepare as suas superfícies (mesa e bancada de cozinha), use detergente e limpe vigorosamente a área que entrou em contato com o alergénio.
8. Utilize recipientes e utensílios devidamente lavados com água quente e sabão. Evite utilizar plástico ou materiais porosos que sejam de difícil lavagem. Não é suficiente limpar uma faca ou utensílio com um pano após contacto com um alergénio, pode parecer visivelmente limpo, mas irá conter vestígios que podem desencadear uma reação alérgica.
9. Lave as mãos e a boca, após o contacto com o alergénio, com água morna e sabão. O gel desinfetante para as mãos não é suficiente para remover os alergénios.
10. Se servir um buffet, deixe que quem tem restrições se sirva em primeiro lugar para evitar contaminações com os talheres de servir.
Saiba mais sobre contaminação cruzada no nosso artigo.

Sirva alternativas seguras:
11. Se não conseguir preparar todos os alimentos isentos dos alergénios a evitar, tenha pelo menos uma alternativa segura. Mantenha-a devidamente identificada e separada para evitar enganos e contaminações.
12. Os doces e sobremesas típicos desta época, são em geral os alimentos com maior probabilidade de conter alergénios como trigo, leite, ovos, frutos de casca rija, etc. Tenha pelo menos uma sobremesa segura. Guarde-a longe da mesa de sobremesas, para que haja o suficiente para quem precisa e para não correr o risco de contaminação pelas outras sobremesas.

 

Se procura uma alternativa doce para o seu Natal, livre de alergénios e fácil de preparar, experimente os preparados para bolos e cupcakes da Fidu. Basta adicionar óleo e água, mexer e colocar no forno. Pode decorar a gosto, se desejado (tendo sempre em atenção os alergénios que pretende evitar)!

Todos os produtos Fidu são isentos dos 14 principais alergénios, sem glúten, sem lactose e aptos para dieta vegan.

Ajude-nos a tornar este Natal mais inclusivo e contribua para a consciencialização sobre as alergias alimentares, partilhando estas dicas com os seus familiares e amigos.

----

Texto baseado nos artigos:
Asda Good Living (06.12.2019), “How to do Christmas if you have a food allergy”. Disponível em: https://www.asdagoodliving.co.uk/food/features/daddy-freckle-how-to-do-christmas-if-you-have-a-food-allergy

Thornburg, K. (11.11.2018), “Grandparents Can Create an Inclusive Holiday”. Disponível em: https://www.foodallergyawareness.org/blog/grandparents-can-create-an-inclusive-holiday/

The Team of Nutless Life (21.12.2018), “Ask, Read, and Label! Three Ways to Increase Safety this Holiday Season!”. Disponível em: https://www.foodallergyawareness.org/blog/ask-read-and-label-three-ways-to-increase-safety-this-holiday-season/

Stratton, S. (29.11.2018), “Increasing Allergy Safety while Enjoying Allergy-Friendly Sweets this Holiday Season” Disponível em: https://www.foodallergyawareness.org/blog/increasing-allergy-safety-while-enjoying-allergy-friendly-sweets-this-holiday-season/


PT-PT